18 de janeiro de 2012

Efeito SOPA / PIPA: O começo de uma guerra digital?

Caso você leia um pouco de notícias, certamente saberá o que seria a maldita SOPA (em letras maiúsculas, por favor!) e talvez também o companheiro PIPA.

Ambos são leis recentes, que estão para serem aprovadas pelo Governo americano e foram muito criticadas pelos usuários da Internet, pois as duas apoiam muito as "coitadas" e "lesadas" empresas que supostamente perdem muito com a pirataria, e sempre estão falando dos DIREITOS AUTORAIS. Tanto que a primeira, a SOPA significa "Stop Online Piracy Act, ou seja, Pare com o Ato de Pirataria Online.
Como isso afetaria os usuários e empresas?

Imagine a seguinte situação: grandes sites, como o Google, Facebook, Twitter, o Blogger que eu uso e muitos outros seriam responsáveis pelas ações dos usuários que implicassem com os tais DIREITOS AUTORAIS. Ou seja, caso você publique uma foto do seu cantor favorito no famoso Facebook sem pedir permissão (e ser aceito, claro), o mesmo seria responsável pelo que o usuário publicou e depois teria que pagar toda a multa e etcs para quem você não pediu a permissão.
Isso, claro, seria catastrófico, pois provavelmente fecharia diversos sites, como o Facebook e o Google, que muitas vezes são essenciais para os internautas. Seria uma censura em massa dos sites.
Nós brasileiros não precisamos ficar desesperados ainda, pois ainda não chegou aqui, por enquanto só nos estates. Mas mesmo assim, precisamos estar conscientes da tal ameaça.
Além dessa maravilha da SOPA temos outra lei, a PIPA. Essa lei tem o seguinte significado: "Protect IP Act" (não sei como traduzir este). Simplesmente, esse seria um companheiro que ajudaria mais ainda as empresas da mídia a pararem mais ainda com a pirataria, pois com esta o próprio Governo poderia bloquear o acesso aos sites infratores, processar praticamente qualquer um (até o Google) que possua um link que redirecione os usuários para os sites infratores, o poder das empresas "lesadas" juntamente com o Governo de cortarem fundos desses sites, como cancelando as contas talvez do AdSense do site e tirando todo o arrecadado com as propagandas. Esses e outras ações compõe essa triste lei (veja o vídeo abaixo para entender melhor a PIPA).



Infelizmente, apesar deles verem isso como um meio eficiente de combater a pirataria, mais o que fizeram foi começar um regime autoritário na Internet. Assim, qualquer ação em falso poderia começar um novo processo na Justiça e ferrar com a vida do site. Andar na linha em um mundo virtual desses não seria fácil, principalmente para quem tem um site (esse blog pode fechar com isso :( ).


Felizmente como nós do povo e os sites não somos burros, está em andamento neste dia 18 o começo de toda a apelação contra a SOPA e a PIPA.
Mas desde Dezembro/Janeiro os sites já diziam que teriam que entrar numa "greve" caso o Governo não retirasse essas leis infelizes. Como uma "greve"? Eles simplesmente parariam de funcionar e mostrariam uma página falando para pararem com as leis.
No 18 então foi combinado as greves. Exemplos como o Wikipédia (versão em inglês) e muitos sites (principalmente sites pequenos, como blogs) pararam de funcionar para esta causa nobre. Outros não poderiam causar tanto problema para os usuários, então a Google foi novamente com seus tradicionais Doodles. Dessa vez, para mostrar a opressão do Governo, uma tarja preta em cima do logo da empresa. Mas vi apenas em notícias, não sei se é só um boato esse novo doodle. Tentem ver no Google.com, pois eu não achei, mas pelo menos havia um discreto link com a frase "Contem para o Congresso: por favor, não censurem a Web!".

Não sei até onde tudo isso vai parar, mas caso não tomemos cuidado, poderá se espalhar para outros países e quem sabe o Brasil até.
Caso as ações dos contra as leis sejam mais radicais, podem acabar talvez numa "guerra digital" (a terceira guerra mundial?).

VAMOS ACABAR COM A SOPA/PIPA, POIS LUGAR DE SOPA É NA PANELA E PIPA LÁ NO CÉU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger