22 de janeiro de 2012

A 1ª Guerra Digital continua: Mesmo com trégua temporária, Anonymous não pára [Atualizado]

Depois do começo dos ataques hackers do Anonymous no dia 19, parece que o pessoal do Senado americano finalmente entendeu o recado. Agora a votação das leis SOPA / PIPA foram adiadas.
Eram para serem votadas nesta terça-feira (24), mas por causa da opressão criada recentemente principalmente pelo grupo Anonymous, parece que houve uma pequena trégua, mas apenas temporária. Felizmente, parece que todos os protestos às leis SOPA / PIPA finalmente fizeram efeito. Tanto que o próprio presidente do MPAA (Motion Picture Association of America), Chris Dodd (ex-senador dos EUA) disse que caso não houvesse tanta repercussão negativa das pessoas com as leis, elas provavelmente já estariam aprovadas sem muitos problemas.
Parece que agora o cenário poderia ser um começo de uma comemoração vitoriosa para os anti-SOPA / PIPA, apesar de ainda ser preciso que ambas as leis sejam rejeitadas pelos políticos americanos. Mas quem acha que o fogo cruzado do Anonymous abaixou, se engana. Os ataques ao invés de terem diminuídos ou acabados, só aumentaram. Se você comparar ao começo dos ataques hackers do dia 19, mais precisamente na madrugada (e horas depois da queda do Megaupload), percebe-se um caos para os sites governamentais. 
O Anonymous disse (a partir de seu Twitter) e fez. Agora se rebelaram e fazem de tudo para tentarem trazer de volta nosso amado site de hospedagem, o Megaupload, e claro, pressionarem os políticos com as leis SOPA / PIPA.
A lista de sites atacados é grande, mas quem acha que só foram incluídos os sites dos EUA, se enganam. Alguns se aproveitaram da situação de fogo nos sites e aproveitaram para atacar os sites do Governo brasileiro também. Apenas dos sites brasileiros atacados resultam num total de mais de 100 sites (como do Distrito Federal, Jardim Botânico, Detran e muitos outros). Mais ainda, houve cantores, como o astro teen Justin Bieber e a brasileira Paula Fernandes.
E ainda veremos mais sites sendo atacados pela operação do Anonymous chamada de #OpMegaupload feita pelo Twitter também (Twitter do Anonymous: http://twitter.com/AnonymousIRC).


Parece que podemos ver um final feliz para nós no final dessa história (ou guerra) chocante. Talvez as leis sejam reprovadas pelo Senado americano e viveremos uma Internet normal novamente.
Mas imagina caso elas fossem aprovadas: aí sim a Guerra aconteceria. Se o Anonymous já está agora atacando quase todo o tipo de site que esteja do lado da SOPA / PIPA, depois então sabe-se lá o que eles poderiam fazer com a Internet.
Espero que esses políticos americanos tenham juízo e parem com essa bobagem dessas leis, pois só do fato de  existir esse projeto de leis da SOPA / PIPA já é um grande absurdo para nós, os usuários da Internet.
E além disso, outro jeito de deixar o Anonymous irritados seria talvez o Governo americano chegar com a história de fechar outro site no mesmo ramo do Megaupload. Sites, como o Rapidshare, Mediafire e outros estariam ameaçados? Por enquanto, só se acontecesse do dono ou os funcionários estivessem envolvidos num esquema criminoso, mas atualmente as leis não podem fechar esses sites, talvez só com a SOPA / PIPA mesmo. Espero que mais nenhum site seja fechado daqui para frente.
O fechamento do Megaupload talvez tenha sido um ato "estratégico" do Governo americano para começarem a revolução da censura na Internet. Mais do que isso, além de acabar com a nossa diversão em baixar vídeos, músicas, mexeram com o Anonymous. Muitas gravadoras, estúdios e cantores provavelmente ficaram felizes com o acontecimento, mas ao se falar dos cantores / bandas talvez nem todos. Há aqueles que não gostaram do fechamento do Megaupload e o querem de volta. 
Mas vamos pensar um pouco: mesmo na situação atual, na qual o Governo americano e seus parceiros acham que muito se perde com pirataria e etc., esses cantores e bandas não lucram uma fortuna? Outro ponto para os anti-SOPA / PIPA.
Agora veremos novamente o que acontecerá nessa Guerra que está acontecendo diante de nossos olhos.

ATUALIZAÇÃO
Acharam que os ataques eram apenas para tirarem os sites do ar? Anonymous foi além.
Agora além disso, também começou a distribuir as músicas da Sony. Para isso, o grupo começou a passar links de músicas da Sony em diversos sites.
Claro, não é uma coisa muito inovadora (pois já podemos baixar sem a necessidade deles), mas o fato é que além de fazer a ação, o Anonymous publica uma mensagem bastante provocativa.
Mas além de distribuir links, eles incitam a ação de baixar músicas piratas, que no caso são da Sony.
Como se não faltasse o ataque ao PSN tempos atrás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger