Desde o lançamento do Iphone, o que bombou no mundo da tecnologia foi a revolucionária tecnologia touch screen. Mas você acha que a ideia de tocar na tela para poder realizar comandos é recente? Então eu apresento o vovô HP-150.
Lançado por volta de 1983, o HP-150 que tinha o codinome de HP-Magic já mostraria o que hoje é comum para muitas pessoas, mas o que impressiona além de sua idade é como ele funciona. Se você até pensa que na época já se usava telas resistivas ou capacitivas, errou feio, pois ele usa diversas luzes infravermelhos para detectar o dedo de seu usuário. Provavelmente, foi um grande pioneiro dessa tecnologia que demoraria cerca de 20 anos para finalmente se tornar viável.
Imagem mostrando os buracos dos sensores infravermelho. |
Mas uma coisa em que tenho medo de mostrar é o desempenho dessa máquina. Como essa época os PCs ainda estavam engatinhando, o seu preço era altíssimo: $2795.00 (ainda lembrando que o dólar eram mais valorizado). O seu processador era um "parrudo" CPU 8088 de 8MHz. Imagina isso hoje em dia? Muitíssimo pouco. Até o celular mais barato e "xing-ling" que seja tem mais potência do que isso.
O vídeo acima mostra o HP-150 no Computer Chronicles TV Show (espero que saiba inglês).
(Fonte: Blog Ctrl Z/ Info Abril)
Nenhum comentário:
Postar um comentário