14 de setembro de 2011

Problemas com a Falta de Sono

Logo no começo da semana comecei a ter alguns problemas pessoais e ainda por cima fui dormir no começo da madrugada no domingo e na segunda, ocasionando um efeito cascata.
Tanto que não escrevi nenhum artigo na semana porque ainda estou muito cansado.



Por isso aproveito e conto nesse artigo os problemas que a falta de sono ocasionou comigo e algumas recomendações.

Na verdade a falta de dormir já é um velho problema meu, mas recentemente eu comecei a mudar meus hábitos para dormir mais. Eu chegada antigamente a dormir por volta das 11h ou da meia noite, e como sempre na minha rotina, acordo por volta das 6h15min para ir à escola. 
Por dormir menos do que as 8 horas diárias recomendadas, logo na hora de acordar já era sofrido, tendo aí uma indisposição muito alta. Depois na escola, o aprendizado era muito prejudicado por ter sono na aula, indisposição para conversar com os outros colegas, uma dor de cabeça característica e etc. Depois outro problema para piorar minha vida era a vontade de cochilar à tarde, sendo que muitas vezes eu acabava dormindo com durações entre 1 a 3 horas.
Como era de se esperar, esses mesmos acontecimentos voltaram à tona essa semana e começaram a atrapalhar a minha rotina diária.

Segundo as minhas conclusões e algumas pesquisas, a falta de sono pode ser comparada a uma doença, tanto que suas consequências lembram um pouco uma febre baixa (dor de cabeça, indisposição e etc.). Normalmente essa “febre” causa dor de cabeça, grande indisposição, mau humor, perda de memória recente, redução do rendimento, afeta o crescimento principalmente em crianças e adolescentes, entre outros (há casos onde pode se chegar à depressão). 
Em um estudo envolvendo 9 mil pessoas entre 1982 e 1984, os pesquisadores descobriram que pessoas que dormem uma média de seis horas por noite têm 27% mais chances de ficar acima do peso em relação aos indivíduos que dormem entre sete a nove horas. Para aqueles que dormem uma média de cinco horas por noite tinham uma propensão 73% mais alta de ficar acima do peso.
A falta de descanso chegou a um ponto a ser considerado uma epidemia ao redor do globo, por afetar muitas pessoas, grande parte é a população das grandes metrópoles.


Os problemas consequentes da falta de dormir afetam muito a nossa saúde e ainda podem deixar nossa rotina bagunçada. 
Por isso, conseguindo dormir as 8 horas recomendadas, consegue-se evitar diversos problemas de saúde e ainda ter maior disposição para a realização de tarefas. Algumas recomendações minhas são:

-Organizar sua rotina diária e deixar algo em torno de 8 horas para seu descanso, pois apenas 6 horas ou menos podem prejudicá-lo.
-Evitar contratempos que não sejam vitais, como a redução de tempo ao assistir TV, videogame, computador e etc.
-Evitar gastar energia elétrica ao deixar luzes acesas (óbvio)! Além de a luz poder te atrapalhar, você aumenta a conta de energia elétrica e ainda mata mais árvores!

Comece já a dormir mais e pare de sofrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger