5 de setembro de 2011

Uma singela homenagem para Freddie Mercury

Hoje, comemora o 65° aniversário de Freddie Mercury. Ou seja, se o falecido Freddie estivesse entre nós, ele faria exatos 65 anos. E como alguns devem saber, sou grande fã dele e de sua banda, o Queen, e por isto, presto uma homenagem nesse post.


Farrokh Bulsara, nome real ao nome artístico dele, nasceu em 5 de setembro de 1946 curiosamente em Stone Town na ilha Zanzibar, que fora uma colônia britânica, atual pertencente a Tanzânia.
Aos 18 anos, depois de se formar na sua terra natal teve que, junto com a família, mudar-se para a Inglaterra devido a uma revolução que acontecia lá, Zanzibar. Então assim diplomou-se em design gráfico e artístico na Ealing Art College, sendo o responsável posteriormente por criar o logo de sua banda Queen.
Na faculdade, ele vinha a conhecer Tim Staffell, baixista e vocalista de uma pequena banda chamada Smile, que era um trio entre Tim, o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor. Depois de Freddie ver vários ensaios do trio, Tim resolve sair e o apresenta para a sua substituição como vocalista. Depois de se tornar novo membro da banda, ele a renomeia de Queen e começa a usar seu nome artístico, Freddie Mercury. O nome Queen remete a algo grande e luxuoso e respeitado, assim como uma rainha. Foi também nesse período que começa a sua orientação de bissexual, depois de sua namorada Mary Austin anunciar isso.
Para completar a banda, John Deacon  em 1971 vira baixista da banda, que viria a fazer grande sucesso principalmente nos anos 70 e 80, praticamente todo período de atividade do Queen.

Infelizmente o que levou ele a morte foi a epidêmica AIDS (chamado também de SIDA), escondendo por alguns anos antes de sua morte. Ele morreu em 24 de novembro de 1991. A infelicidade foi tamanha que um dia depois de anunciar publicamente que tinha AIDS ele viria a morrer.
Eric Carr, baterista da banda Kiss também havia morrido no mesmo dia por causa de uma hemorragia no cérebro, causado por células afetadas por um câncer que foram transferidas ao cérebro.


Nesse 5 de setembro há uma animação muito legal com o doodle da Google. Ela mostra uma grande música da banda, "Don't Stop Me Now", só que resumida. Provavelmente deve ser um dos melhores doodles feito pela gigante, o que evidencia que a demora de 3 meses para o término do doodle valeu a pena. Para ver, visite o site normal do Google ou veja aqui. Nessa mesma playlist do Youtube há vídeos de cantores(as) homenageando Freddie.
Um site bastante legal para este dia é o Freddie for a Day, site criado para a campanha internacional de mesmo nome para arrecadação de fundos feita pelo The Mercury Phoenix Trust, organização criada depois da morte de Freddie para o combate de AIDS. No Brasil, a Sociedade Viva Cazuza foi o responsável pelo Freddie for a Day. Visite aqui.

O que eu posso dizer é parabéns para Farrokh e que Deus goste muito de continuar ouvindo suas músicas, mas queria muito trocar por exemplo o Justin Bieber por ele. Os seus sucessos ainda são muito bem apreciados por muitos, e seu legado ainda continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger