7 de setembro de 2011

Tutorial: Criando um ponto de restauração no Windows

Você já quis que o comando undo (desfazer), presente principalmente no Office da Microsoft estivesse também disponível para seu Windows?
Pode ficar feliz, pois isso já existia desde o Windows XP. Mas não procure por nenhum ícone do comando undo pelo Windows, porque o método é diferente.


 O que na verdade estou falando é da criação de um ponto de restauração do Windows. Como o nome sugere, ele cria um arquivo, que é chamado de snapshot no seu HD para depois poder ser utilizado para "voltar" o seu PC no tempo. Esse processo pode acontecer automaticamente principalmente em casos como a instalação de atualizações do Windows ou de vez em quando na instalação de um novo programa.
Esse processo de criação de um ponto de restauração na verdade deveria ser algo rotineiro até mais do que se fosse um backup, pois ele é mais rápido, mas o espaço consumido pode variar bastante. O espaço que estamos falando é de algo em torno de 12% do HD na configuração padrão, mas isso pode ser facilmente configurado seguindo os passos a seguir: clique em iniciar > pesquise "criar ponto" > provavelmente o primeiro resultado será "criar um ponto de restauração", então clique nele > na nova janela clique em configurar > pronto, aí está a janela para configurar o espaço a ser utilizado em seu HD.


Para criar um ponto de restauração, basta seguir os mesmos passos para configurar o espaço dele, bastando clicar em "criar" ao invés de "configurar" na janela e seguir os passos do Windows. Quase o mesmo é dito para se restaurar o sistema, sendo que ao invés de "configurar" se clica em "Restauração do Sistema".

Recomendo criar um ponto de restauração no Windows na maioria das vezes que você for instalar um programa ou ainda executar alguma ação no qual você possa se arrepender.
Mas aqui lembro que criar um ponto de restauração não é um mar de maravilhas, sendo que a restauração do sistema reverte apenas o Windows e alguns programas. Isto é importante: Ele não faz a reversão de nenhuma alteração feita nos seus documentos. Então, se você escreveu uma carta para a Tia Nena recentemente, pedindo a ela para ser incluído no testamento, isso não será alterado. Na verdade, sua pasta Meus Documentos não será afetada.
Além disso, nenhum arquivo no disco rígido com uma extensão pessoal comum, como DOC (para Microsoft Word) ou XLS (para Excel), é alterado. O seu e-mail não será alterado, nem qualquer outra coisa que esteja no seu navegador da Internet.
A Restauração do Sistema monitora arquivos que são cruciais para o desempenho do sistema. Estes arquivos possuem extensões como EXE, DLL e INI. Quando você seleciona uma data no assistente da Restauração do Sistema, ele restaura estes arquivos para qualquer que tenha sido o seu conteúdo naquela data. Se você instalou um programa após a data de restauração, é provável que ele tenha que ser reinstalado. Caso contrário, você não verá mudanças no seu computador.


Uma recomendação minha é criar um atalho da criação de um ponto de restauração no seu desktop para você se lembrar e também para facilitar sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger