4 de abril de 2012

Nova Série "Infelicidades": Como alguns novos detalhes ajudam nas vendas

Aqui nessa nova série vou falar sobre algumas coisas que são simplesmente "infelizes" por tão absurdos que são. No post em questão, abordarei sobre o que as empresas, principalmente automobilísticas (sendo também principalmente no Brasil), estão fazendo para dar um jeito nos seus produtos sem gastar muito.

"Novo" Honda Fit 2013
Quem nunca viu aquele produto que ganhou alguns detalhes "novos" e saí por aí como se fosse um produto totalmente novo, algo sensacional quando na verdade não é? Bem, um grande responsável por fazer isso parecer "novo" é o Marketing. Os Marketeiros estão cada vez mais espertos e conseguindo manipular nossas mentes, principalmente aquelas que possuem menos conhecimento geral.
Se você por acaso não souber muito sobre o mundo automobilístico e uma propaganda da Hyundai-CAOA chega falando: "Novo i30, com novo motor 2.0 totalmente revisado.", você pode ser uma vítima, pois caso tivesse conhecimento saberia que muitas propagandas da CAOA não são confiáveis, e por isso esse tal "novo motor 2.0" nada é mais do que uma mentira.

Uma das propagandas da CAOA de vericidade questionável.
Claro que não dá para saber de tudo, mas devemos ficar sempre de olhos atentos para não sermos enganados e atraídos a consumir coisas que se julgam uma coisa mas não são ou são menos do que o esperado.
Ainda falando no mercado automotivo, uma ação muito utilizada para renovar os produtos das montadoras é a reestilização. Isso é simplesmente uma pequena remodelação feita no automóvel, muitas vezes mexendo apenas na parte estética e pouco mudando outros fatores. Ela é boa estratégia de vendas pois como as mudanças são mínimas para se gastar o menos possível e junto com um bom marketing as vendas podem aumentar, muitas vezes apenas iludindo o pobre consumidor que é um produto "totalmente" novo e bom apenas pela a aparência. O Honda Fit apresentado logo no começo é um desses longevos carros que estão com as vendas meio baixas e ganhou mudanças estéticas para tentar se mostrar forte para ficar no mercado mais algum tempo.
Há ainda as edições especiais, que muitas vezes buscam marcas famosas para chamar a atenção do consumidor.
O Sandero Rip Curl citado recentemente numa postagem é um exemplo disso. Usando alguns detalhes novos como rodas, adesivos e costuras exclusivas da Rip Curl esse Sandero poderá chamar a atenção de muitos compradores (ou manos) que foram apenas pelo nome Rip Curl. Além disso, o preço é exuberante.
Mas isso ocorre apenas em carros, certo? Não.


Exemplo claro foi o mais recente iPhone lançado, o 4S. Ele é praticamente um clone do iPhone 4 original, com algumas mudanças internas, como o novo processador A5 e a câmera de 8MP. Agora o iPhone é vendido como algo muito diferente e distante do irmão iPhone 4, e ganhou um bom ranking em vendas e até teve o privilégio de ter os preços aumentados de forma absurda. Isso sim pode ser chamado de "reestilização", uma vez que a Apple aproveitou o processador A5 que já estava sendo utilizado pelo iPad 2 e deu alguns novos recursos como o Siri.


Digo que isso que as empresas andam fazendo atualmente para continuarem bem no mercado poupando dinheiro é um tanto infeliz pois muitos consumidores são realmente iludidos e acreditam nas propagandas, às vezes até comprando o produto anunciado e saindo das lojas falando que aquilo que o sujeito comprou é novo. Realmente é novo, mas nada de muito diferente do anterior.
Por isso, consumidores do mundo capitalista, antes de comprarem algo tente primeiro pesquisar a respeito! Não tente basear suas informações apenas em propagandas, pois elas podem estar apenas manipulando você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger