23 de abril de 2012

Infelicidades: Quando o barato sai caro

Quem nunca ouviu dizer na frase "quando o barato sai caro"? É uma expressão que utiliza uma interessante figura de linguagem, dizendo que quando se paga muito barato por algo "o santo desconfia".
Infelizmente não aconteceu diferente comigo e agora estou sofrendo, com um problema chamado "Tim".

"Você, sem sinal!!!"
Essa operadora é uma das 4 grandes aqui em São Paulo (entre elas a Vivo, Claro, Oi, e obviamente, a Tim) que lucram alto com os trabalhadores da nossa terra Brasil e possui características semelhantes a de outras empresas, como o péssimo atendimento ao consumidor e qualidade duvidosa, muitas vezes sendo baixa para o que se paga.
Recentemente, a Tim conseguiu lucrar alto e agora se gaba por ter sido a operadora que mais ganhou clientes nesses últimos meses, e acabei sendo um desses que adquiriu uma linha da Tim. Sem paciência para esperar o novo iPhone 5, comprei o 4S numa loja da Tim no Shopping Ibirapuera, sendo o mesmo oferecido pelo preço de tabela de 2000 reais. Mas o que me fez ser um cliente Tim, sendo que anteriormente eu era da Claro?


Como comecei a utilizar um plano pós-pago, optei por pesquisar um plano desses, só que de menor valor possível. O primeiro foi a Oi, que me deu uma interessante proposta, mas ainda não deu em nada. Passei pela Claro e Vivo, e preços tudo em torno dos 50 reais mensais. Até que a Tim tinha o seu "Plano Controle 27", que tem o preço de 27 reais mensais e você recebe uma espécie de créditos, como num pré-pago, de equivalente a 32 reais. Por ser mais barato, acabei optando pela Tim mesmo.
O atendimento na loja não foi nada de especial, mas também não foi ruim. Classifico como um atendimento mediano. Mas o problema não começou logo de cara, e sim depois que eu comecei a usar o iPhone.
Primeiro vi que nos primeiros dias ele tinha uma conexão indicada pela letra "E", que seria o equivalente a EDGE, que possui uma velocidade terrivelmente lerda, mas um bom alcance. Claro que sabia que o iPhone pegava 3G, mas o engraçado que no começo nunca chegou a pegar o 3G. Cheguei até a ir numa loja da Tim, mas em outro Shopping para reclamar de uma possível falha no chip ou no serviço prestado, mas aí começou o problema de verdade.

EDGE vs 3G

A incompetência e falta de paciência fizeram do sujeito que me atendeu a falar que esse meu plano contratado era sem a conexão 3G, sendo algo inaceitável para alguém que compra um iPhone. Tentei argumentar que a embalagem do meu Chip Tim não falava se o chip era 3G, podendo ser a fonte do problema (e por isso, trocar o meu chip por outro), mas novamente ele disse apenas "que eu teria que mudar de plano para ter acesso ao recurso".

Como vocês podem observar, eu teria o mesmo direito dos planos Infinity, e assim não precisaria trocar de plano!!!

Bastante revoltado com os problemas, ainda tive que descobrir que o sinal da Tim não é muito boa, então caso vá para algum lugar um pouco afastado ou mesmo alguns lugares que possuem algumas paredes o sinal poderá ser afetado, e talvez nem pegar.
Mas felizmente descobri também que a rede 3G era sim disponível para o meu plano e chip e consegui depois de uma semana de uso ter acesso à conexão.
Conclusão, por ser cliente por apenas 1 mês da Tim não posso falar muita coisa do que aconteceu, mas realmente não foi uma boa "primeira impressão". Pagar os 27 reais por mês é sim vantajoso, mas a qualidade do serviço, sendo do atendimento ou do sinal, é péssimo. Até uma Claro da vida consegue ter mais torres de sinal e dar um serviço melhor, tanto que é tão ruim que se não tomar cuidado você pode perder a rede 3G e ter que usar a EDGE, de tão fraco que é.
Bem, mas aí acho que tem uma lógica meio óbvia atrás disso: como a Tim não é ainda a maior e cobra um pouquinho mais barato do que os concorrentes, acha que pode investir baixo em sua estrutura, ainda mais a de antenas.
Acho que agora aprendi uma lição: o barato muitas vezes sai caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger