6 de fevereiro de 2012

Desvendado: O Veloster tem menos do que o prometido

Eu falei mau, e na hora de publicar o post "Será?": Novo Hyundai Veloster (mas principalmente a Caoa) nem quis saber direito se era verdade a tal mentira da CAOA e meti bala nela, já alegando o que era provável: o Veloster tinha menos potência do que o prometido.

Veloster rodando no dinamômetro da NascarChips
Antes de mais nada já vou me desculpando, tanto pelo fato de não ter publicado nada nos últimos 8 dias e também por daqui pra frente não poder mais publicar mais nada. O cursinho que comecei esse ano para poder  passar no vestibulinho esse ano consumiu muito o meu tempo do dia. Então é provável que eu consiga escrever um pouco agora no início do ano e depois daí pra frente deixar o blog mais inativo.

Mas indo mais pra frente com o post, vamos falar de Veloster. Veloster aqui, ali e etc. Sempre gostei de carros, e até hoje venho seguindo as notícias do mercado automotivo, só por ser fã mesmo, pois nem idade tenho para ter um carro.
Quando vi o carro pela primeira vez o achei ousado. Mas claro, como a Hyundai não tem quase nenhuma tradição com esportivos, o design conseguiu superar as espectativas (apesar de achar ele um tanto feio pela traseira). Mas e o motor? Linhas fluidas, cara de cupê e etc podem enganar muita gente por aí pensando que ele corre como um esportivo de verdade.
Só de ver o motor anunciado com o Veloster, o 1.6 DOHC de 140 cv não empolgava muito. Mas claro, como a CAOA tinha que render com esse carrinho design da marca (carro design assim como o Kia Soul), eles tentaram só vender o carro pelo design mesmo, deixando o motor de lado. Pior de tudo é que há apenas um motor disponível aqui, o mais fraco pra variar, mas a preço de 80 mil Dilmas. Um absurdo. 
Mas além de trazerem aqui um carro com cara de esportivo e poucos cavalos, tiveram que dar um pouco de sal nas propagandas e anúncios "oficiais" das especificações técnicas do carro, no caso, a potência.
Como disse, tiveram que trazer o motor mais fraco para cá, então parece que recorreram ao um motor com potência tão baixa para o carro que tiveram que dar uma "aproximada" na cavalaria do Veloster.
O motor 1.6 tinha, segundo a CAOA, 140 cv. Mas e quando o pessoal todo reclama do que disseram e é especulado que ele tinha um pouco menos, 128 cv para ser mais exato? Parece que agora essa história finalmente está resolvida.

Um pessoal da NascarChips, em São Bernado descobriu isso fazendo uma simples medição no dinamômetro. Para anunciarem seus produtos, entre eles chips de potência e filtros de ar para o Veloster, eles tinham que verificar o quanto os produtos aumentavam a potência dele. E claro, para se descobrir o quanto é aumentado é preciso primeiro saber a potencia do carro original. Aí sim foi descoberto toda a verdade sobre o Veloster.
Com uma média entre três medições, a NascarChips constatou que ele tinha cerca de 121 cv. Isso mesmo, 121 cv. Mas claro, precisamos levar em conta duas coisas: a potência de um carro sempre pode variar um pouco com aquele que é anunciado oficialmente, e ainda dinamômetros também não tão precisos assim.
Mas vamos logo a conclusão: com o resultado de 121 cv, podemos dizer então que há uma lorota que a CAOA anda dizendo. Ela está mentindo os tais 140 cvs porque uma diferença de 20 cv mesmo se medindo num dinamômetro é muita coisa, e é bem mais provável a hipótese de haver mesmo cerca de 128 cv nesse maldito motor. 


Agora sim os seus proprietários podem se sentir insatisfeitos e até lesados pela informação imprecisa dada pela CAOA. Muitos preferem apenas expor seus Veloster, mas nem pensar em tentar ultrapassar carros numa rodovia. Muitos carros 1.8 para cima (ou até 1.6) conseguem ser bem mais "esportivos" do que o Veloster. Agora virou moda toda ver ao se referir a um Veloster chamá-lo carinhosamente de Lentoster, Slowster, Molóster e entre muitos outras atribuições mais do que justas.
Assim, concluímos que foi de grande esperteza do pessoal da NascarChips se aproveitarem da situação, fazendo um belo serviço público para nós ao desvendar a potência, e também ao promover sua marca e sua linha de produtos principalmente para proprietários insatisfeitos com o seu Veloster. 
Filtros de ar: de cima, a original, enquanto a de baixo é a personalizada oferecida pela NascarChips.
Well, isso é tudo por aqui, e agradeço muito ao pessoal da NascarChips por ajudar a mostrar o quanto da imagem da Hyundai aqui está sendo prejudicada. Sempre fomos vítimas de abusos, sendo de empresas ou políticos, mas não podemos deixar isso continuar daqui pra frente.
Mas claro, nem tudo é culpa somente deles, o povo também tem culpa, muitas vezes por preferir ver besteiras como BBB ao invés de se informar sobre toda as corrupções e abusos cometidos por aí. Também a educação no povo é muito importante para a formação de cidadãos conscientes do mundo, por isso digo, quem tem chance de ter bom estudo aproveite bem, e ajude a criar um mundo melhor do que esse que estamos hoje (que pode piorar mais ainda :( ).


(Post escrito uma semana antes, mas apenas concluído hoje pessoal. Desculpe pela notícia atrasada XP.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger