O Grupo Caoa, distribuidora oficial da Hyundai no Brasil e de outras marcas como a Ford, tem sido a responsável por fazer o trabalho de marketing no Brasil. Mas como infelizmente nem todos são honestos, muitas vezes os marketeiros exageram na dose e promovem seus produtos de forma desonesta e enganadora. A Caoa vem sendo de uns tempo pra cá um grande exemplo de "propaganda enganosa", segundo o que muitas pessoas vem dizendo por aí. Quem ainda se lembra das propagandas do Hyundai Tucson, sempre diziam que ele era o melhor na Europa e que supostamente tinha ganhado diversos prêmios mundo afora (como o prêmio JDPower)? Muitos que entendem pelo menos algo sobre o mercado automotivo então chegava a uma grande pergunta: "Como um SUV desses pode ganhar tantas premiações, já que existem tantos concorrentes melhores do que ele?". Então ao pesquisar alguns desses prêmios, descobriu-se que pelo menos num caso ao invés de ter sido o primeiro constatou que na verdade era um dos últimos nas colocações (pelo menos é o que eu me lembro). Como esperado pela Caoa, as propagandas funcionaram e alavancaram bem as vendas da Hyundai e começou assim uma nova fama daquela antiga marca que vendia carrinhos caretas.
Screenshot do site da JDPower desmentindo a tal premiação do Tucson. |
Propaganda enganosa dizendo que há um novo motor no I30. |
Assim foi indo até chegarmos ao que nos interessa e que nomeia o título dessa postagem: o Hyundai Veloster. Quando foi anunciado, houve diversas perguntas se uma empresa coreana conseguia fazer um carro com jeitão esportivo, um coupé. No caso, houve um visual que chamasse bastante a atenção, com linhas que seguem o padrão mundial da Hyundai com características bastante diferenciadas. Com isso, a Caoa já tinha muito o que falar do Veloster em suas propagandas. Mas claro, por se tratar de um carro com esse apelo, o motor é uma variável muito importante. Claro, existem mais de um motor que pode ser equipado no modelo em discussão. Mas o problema vem quando a versão que está disponível para o Brasil vem com apenas um tipo de motor. Com linhas que inspiram tanta velocidade, parece que essa versão não consegue chegar a tanto desempenho. Foi dito que o motor seria apenas o 1.6 com injeção direta de combustível, assim conseguindo dar 140 cv (alto para um 1.6 sem turbo). Mas novamente foi constatado a hipótese de propaganda enganosa. Ao comprar seus Velosters, muitos consumidores que viram o que tinham motor debaixo do capô viram simplesmente os risos da Caoa ao serem enganados. O que aconteceu foi que o motor anunciado é diferente do que o consumidor anda comprando, sendo uma grande enganação. O motor que supostamente vem sendo distribuído é o 1.6 DOHC, sem a injeção direta dita anteriormente, reduzindo a potência em cerca de 10 cv. Tente comprar a Quatro Rodas de Novembro e leia depois a avaliação do Veloster. A Quatro Rodas também chegou a estranhar os tais 140 cv da Caoa, tanto que diz "O motor não parece ter os 140 cv divulgados pela Caoa."
Bem, esse texto só mostra parte de minha indignação e falta de honestidade, caráter das pessoas que vivem em nosso pobre país. Além de safadeza da Caoa em enganar principalmente os mais desavisados, é de extrema incompetência a falta de penalizações dos órgãos "competentes". Houve investigações, mas pouco acho que alguma penalização que será dada danificará o novo império da Caoa. Veremos daqui em diante o que ela tem para nos mostrar.
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