9 de fevereiro de 2012

"Será?": Sua privacidade vale quanto?

Muita gente como eu que não tem muito dinheiro sempre gosta de tentar ganhar um dinheiro fácil por aí. Mas claro, "quando a esmola é demais, o santo desconfia", e por isso muitas vezes pode haver pegadinhas nessas ofertas. Mas se eu te disse agora que o Google está querendo negociar com você?

Já tentei pesquisar e ver diversos tipos de jeito para ganhar dinheiro. Muitos já pesquisaram "como ganhar na Mega-Sena" ou "como ganhar dinheiro sem sair de casa". Claro que apesar de parecer fácil, dificilmente adiantam alguma coisa e você sempre acaba na mesma situação: de bolsos vazios.
Uns ou outros conseguem êxito por aí, sendo na Internet ou ainda na vida real, como por exemplo aquele seu amigo mais riquinho te fala que lhe dará dinheiro caso você faça algo (mas nem sempre paga).
Então, será que há quem pague algo para você de forma fácil e garantida?


Mas agora uma notícia me deixou animado: uma empresa de grande confiança e querida por nós está querendo nos pagar. Quem é? O Google, como disse anteriormente.
Até aí tudo bem, parece ser bom demais para ser verdade, mas pelo menos no quesito confiabilidade já está conquistada, pois para quem não sabe, só em publicidade o Google paga milhares de sites e até blogueiros de alto sucesso a partir do Google AdSense.
Mas o que devo fazer? Quase nada.
Como assim? O Google quer que você compartilhe sua privacidade on-line (suas informações sobre seus hábitos na Internet) para ela poder melhorar os seus serviços. Caso você não se importe com isso e quer dinheiro fácil, até aqui gostou da proposta.

O nome do novo projeto do Google é chamado de ScreenWise (clique no link para ver o site). A partir dessas informações, a empresa quer ver como seus usuários navegam pelo sites e como eles interagem com elas. Para coletar informações, o usuário deverá utilizar o Google Chrome (também aproveitam para a publicidade desse produto do Google) e instalar a extensão do ScreenWise no navegador, que se comportará como qualquer extensão para o Chrome.
A recompensa por divulgar sua privacidade depende do tempo em que você fica expondo suas informações para a empresa. Você ganhará um vale-presentes de $5.00 no site da Amazon a cada 3 meses em que você estiver no projeto. Agora, provavelmente muitos podem já achar isso chato, pois você não ganha em dinheiro vivo, mas sim em vale desconto da Amazon, que praticamente só envia livros para o Brasil (por causa de problemas com a importação). Ainda mais, apenas $5.00 é pouco para tanto tempo, que é de 3 meses.
Caso queira mais, pode ficar até acumular $25.00, que dará em mais ou menos 1 ano e 3 meses, muito tempo para pouco dinheiro. Por exemplo, um livro da biografia de Steve Jobs em sua língua original (inglês) está saindo numa promoção por pouco menos de $18.00 (1 ano de ScreenWise).


Claro que o Google nem pode chegar dando rios de dinheiro para todos os participantes, pois isso é feito apenas para ela conseguir dados, além do provável alto número de participantes querendo cada dólar dado pela empresa.
Caso queira se registrar, ela ainda não está disponível e ainda não há uma data oficial do lançamento do projeto. Lembro que pessoas que queiram participar podem ser menores de idade (assim como eu), mas que tenham pelo menos 13 anos. Além disso, outros requerimentos são o Google Chrome, a utilização dele o tempo todo para o plug-in detectar as informações e uma conta no Google.

Na minha opinião, acho que é legal o que as empresas estão fazendo ultimamente, que é dar cupons como esse da Amazon para incentivar seus usuários. Um exemplo disso é o app para o iOS "AppTrailers" (que por sinal não quer me dar nenhum cupom), que tem uma proposta interessante, que é dar cupons de diversas lojas americanas com o acúmulo de pontos ao usuário assistir a vídeos patrocinados.
Logo do AppTrailers
Mas primeiro: esse dinheiro não vai te ajudar em quase nada, além do fato de ser um cupom de desconto. Segundo: o tempo que será necessário é muito grande, apesar de você não fazer esforço nenhum para ganhar a tal grana. E terceiro: mostrar a sua privacidade vale até $25.00?
Por mim não. A privacidade é algo que uma pessoa ainda mais no mundo virtual valoriza muito, e para isso, o valor deveria ser maior, mas se isso acontecesse, inviabilizaria o projeto.
Quem sabe você estaria trocando $25.00 para o Google saber tudo de você e depois dominar o mundo (teoria conspiracionista).
Mas de qualquer jeito, decida-se se você venderá sua privacidade pelo valor mencionado anteriormente e espere até o ScreenWise ser lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger