2 de outubro de 2011

Poeira: Vilão Maligno dos PCs

Quem já pelo menos abriu algumas vezes o seu PC na vida deve ter visto como, dependendo do local, a poeira se acumula nele, podendo ter muita poeira no PC. Mas qual a razão disso acontecer?

Excesso de poeira no PC, o que pode causar problemas ao mesmo.
Simples, grande parte dos computadores e outros eletrônicos usam ventoinhas para se refrigerarem, e além de haver o fato de a poeira poder entrar naturalmente no PC, a ventoinha traz consigo além do ar poeira, que ao entrar no PC muitas vezes não acaba saindo. 
Sofre mais ainda as pessoas que vivem num ambiente com muitas pessoas ou ainda, cachorros, gatos e outros animais que possam soltar pelos. Infelizmente, eu sou uma delas e tenho que fazer a limpeza do meu PC mais frequentemente, e também de outros eletrônicos como o meu Xbox 360 (não chego a abrí-lo). Problemas como o aquecimento e travamento do PC podem ser causados com a poeira. Muitas vezes pode ser causadas por entupimento de poeira no cooler principalmente do processador e da poeira gerar energia estática, gerando problemas aos circuitos de seu computador.
Algumas soluções adotadas pela indústria foram o filtro anti-poeira, e o Watercooling. O primeiro é simplesmente um filtro feito normalmente de um material que lembra uma esponja, mas é apropriado para a circulação do ar no PC. O segundo é a refrigeração do PC através da "água", sendo que alguns casos não se utiliza as ventoinhas para o processo de refrigeração. A verdade é que o líquido utilizado não é água, mas infelizmente também não sei qual seria o fluído utilizado. Esse tipo de refrigeração é caro e muitas vezes é utilizado pelo mercado gamer, onde o pessoal foca no desempenho do PC e faz overclocks (aumentar a frequência de algum componente do PC para ganhar desempenho), chegando a altas temperaturas, e por isso o Watercooling é utilizado. 

Fica a dica para quem não quer gastar dinheiro para a indústria para fazer uma limpeza no PC regularmente, retirando o pó com algum aspirador e limpando as ventoinhas, principalmente o do processador, e se for além, tente trocar a pasta térmica de sua CPU. Mas caso seja leigo, eu sugiro você procure no Google algum tutorial te ensinando ou ainda um técnico especializado ou algum amigo de confiança. Tome cuidado no processo para não quebrar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger