27 de agosto de 2011

Como Minecraft faz tanto sucesso?

Ao jogar Minecraft pela primeira vez, você pode se perguntar: Qual o objetivo disto?
Bem, a sua resposta é simples: explorar um novo mundo e ao mesmo tempo sobreviver. 


Para quem não sabe o que seria isso, trata-se de um jogo 3D pago criado de forma independente (o criador é nada menos que Markus Persson, mais conhecido como Notch), em primeira pessoa e com gráficos muito simplistas. Há a versão feita para navegador e a que é baixada, sendo que a baixada é paga (e mais popular). Apesar de parecer um jogo revivido de meados dos anos 90, o seu desenvolvimento começou recentemente, em 10 de maio de 2009.
Uma grande característica do jogo é o seu tema com uma grande nostalgia pelos pixels grandes (o que causa a baixa resolução), o que fez tudo ser simplesmente muito quadrado e cheio de arestas, pois sem resolução, não há como criar imagens muito "esféricas". Um exemplo é o tronco de árvore, que é feita a partir de uma junção de cubos (ou blocos) de madeira, sendo que cada bloco é feito a partir de grandes pixels pintados de marrom característico da madeira, mas pintados de forma mais realista possível. Claro que assim ele acaba possuindo um estilo bastante à lá 8-bits, mas convertido para a nova era tridimensional dos jogos.
Outra coisa marcante do personagem é a capacidade do seu personagem em conseguir destruir os blocos do cenário e os recolher em seu inventário para poderem ser utilizados numa construção posterior ou ainda ser transformados em outro objetos. Como assim "transformar"? Por exemplo, se pegarmos madeira, podemos convertê-la num compensado, para depois ser usada para gerar outros derivados dele, como a porta (junção de diversos cubos de compensado) e assim por diante.
Como explicar o sucesso então desse jogo com estilo de visual tão antiquado, então?
Mesmo sendo um jogador relativamente viciado em Minecraft, ainda é difícil explicar, pois é muito relativo para cada um.
Uma peça chave muito importante nele para seu sucesso é a sua liberdade no jogo, pois como disse anteriormente, você precisa explorar um novo mundo, mas sem um objetivo certo, deixando o usuário explorar o mundo como quiser. Claro que sempre é necessário colocar a sobrevivência em primeiro lugar, mas ainda sim você tem muita liberdade para explorar o mundo praticamente infinito de Minecraft. Essa peça chave também lembra muito a mesma peça chave da franquia GTA, onde o usuário tem a liberdade de explorar o mundo do jeito que quer, podendo muitas vezes em optar em realizar as missões ou não (apesar de ser necessário realizar missões para ganhar recursos). Mas além disso, o usuário no Minecraft tem aquela capacidade de conseguir destruir o cenário e ainda realocá-los do jeito que querer depois, o que dá mais liberdade ainda para o jogador personalizar o cenário, como por exemplo, construir uma casa feito desses cubos. A boa variedade de materiais também ajuda para a diversificação do cenário. Há um caso bem interessante desse recurso sendo utilizado, onde um usuário construiu a famosa nave Enterprise supostamente numa escala 1:1, mas mesmo assim não deixa de ser fiel ao do filme Star Trek.

Nave Enterprise feita no Minecraft.
Também existe no Minecraft muitos monstros que tentarão te matar, como zumbis, creepers e diversos outros, tudo para colocar a sua sobrevivência para baixo.
Zumbi no Minecraft.
A mineração é uma coisa muito importante no jogo, tanto que "Minecraft" já ilude essa ideia. Como há um grande repertório de materiais, não falta itens que fazem parte de toda a parte rochosa de Minecraft, como cubos de ferro, diamante e etc. O mais importante é que, apesar de ser um tanto difícil de achar outro tipo de rocha além do Cobblestone (rocha principal e presente em quase todo lugar), é possível achar minérios como ferro apenas começando a escavar no meio do chão. Isso acontece porque há uma chance X de acontecer que no lugar apropriado (numa parte rochosa) de aparecer cubos de materiais mais difíceis de encontrar.

Além de tudo, Minecraft carrega um tipo de espírito de sobrevivência para o jogador. Com monstros, o jogo obriga o jogador a criar um refúgio para ele se abrigar, como uma casa a até um simples buraco no meio do chão (deverá ser tapado para ninguém entrar lá, mas lembre-se que mesmo tapado, os monstros podem aparecer em locais escuros, sendo necessário a utilização de tochas na sua casa). Para o jogador conseguir objetos, ele deverá procurar pelo cenário do jogo (pode haver apenas a matéria-prima no meio do cenário).
Mas outro lado ainda é a da customização, pois o jogo pode ser facilmente modificado a partir de mods (modificações de terceiros) e fazer do jogo algo mais interessante. Há mods simples que apenas adicionam objetos no jogo, outros conseguem criar outros cenários e até diferentes monstros. Sem esquecer também da integração, pois o modo multiplayer pode ser para uma parte do público a parte mais legal do jogo. Tentar sobreviver nesse jogo com os amigos, e ainda usando mods pode ser simplesmente um meio de se divertir com os outros.
Muitos podem dizer que o motivo de seu sucesso talvez seja até os gráficos, pois tem gente que gosta desse estilo mais antigo, mas como cada um tem sua opinião, eu digo então que vale a pena pelo menos jogar a versão Classic (a versão gratuita) e tirar suas próprias conclusões, disponível no site http://www.minecraft.net/play.jsp (necessário se registrar).
Mas o que acho muito interessante é o fato de um jogo independente ter ideias tão geniais a ponto do jogo ser viciante graças aos seus ótimos recursos de jogabilidade. Também, na minha opinião, acho que o jogo é um tanto poético. No geral, o trabalho de Notch e toda a sua equipe merece os meus parabéns pela sua obra de arte fazendo tanto sucesso mundialmente. 

(Atualizado para uma matéria melhor - 11/01/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger