21 de agosto de 2011

Blogger X Wordpress

Na minha primeira matéria, vou fazer uma comparação do meu ponto de vista de um iniciante nesse assunto entre dois grandes criadores de blogs: o Blogger(pertencente ao Google) e o Wordpress.


No processo de criação do BrunoShirasuna Blog, fiquei em dúvida em qual dos dois escolher. Pensei um pouco e fui no Wordpress, pelo fato de eu ter criado um blog no Blogger.
Num primeiro momento, o visual e o layout dão a sensação de um profissionalismo maior dele do que seu concorrente. E o profissionalismo não está só na parte visual: a sua flexibilidade maior e criação melhor com sua linguagem de programação são boas vantagens, tanto que alguns sites que foram feitos com o Wordpress ficaram tão bons que só se notava depois que se via o código-fonte. Também a vasta lista de temas é mais um ponto positivo para o Wordpress.
Mas para quem é iniciante(alguns chamam de "noob") e não tem paciência de ver o tutorial ou não sabe ler ou ouvir o inglês, o processo de construção pode ser um pouco confuso. E mesmo escolhendo o idioma português, há diversas partes ainda não traduzidas em quase todo lugar. O privilégio dos usuários que podem pagar são irritantes, como por exemplo, a necessidade de se pagar para a utilização de outras fontes no texto e títulos.
Já o Blogger tem uma interface verdadeiramente traduzida e amigável. Criar um blog nele é muito simples, sendo assim acessível para qualquer pessoa criar um blog, e foi por isso que então migrei para o Blogger. Tudo foi simplificado para a maior facilidade de criação, mas é essa mesma simplicidade que atrapalha em alguns casos. O Blogger tem uma deficiência para suprir o que aquelas pessoas avançadas querem e também o que o Wordpress dá como dito anteriormente: profissionalismo. A sua falta e de flexibilidade às vezes é chata, sendo necessária apelar para as gambiarras mesmo para algumas tarefas simples.

Na minha conclusão digo então que se seu foco seja um blog simples(como o meu), onde você queira um visual não muito espetacular, vá de Blogger, pois caso vá onde não deve, ficará perdido e não alcançará resultados. O Wordpress é para aqueles que querem criar um site com menos cara de blog e que preferencialmente entendam sobre programação. Por isso acho que o potencial do Wordpress é grande, maior que o do Blogger, mas só dará certo caso seja feito por alguém que conheça bem do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger