3 de junho de 2012

Tutorial: Checando a velocidade (e qualidade) da sua Internet

Nesse começo de mês vou mostrar-lhes um jeito bastante legal e funcional para a checagem da velocidade do seu serviço de Internet.


Infelizmente, a realidade em nosso país é dura e cruel, tanto para começarmos a conviver nesse mundo virtual quanto também para a sua sustentação durante o seu uso. O início perturbador de se arrumar todo o Hardware necessário para um cidadão brasileiro já é bastante sofrido graças à alta taxa tributária que temos aqui, resultando num produto de preços exorbitantes. Depois, para maior transtorno causado a nós, as prestações de serviço de uma operadora de Internet, como a nova Vivo ou a Net, são igualmente caras para o benefício recebido ao consumidor. Muitos acabam recorrendo para os pacotes, que incluem mais de um serviço, como o de TV paga, telefonia fixa e Internet, porém, ainda temos um preço bastante injusto.
Assim, além de sermos assaltados diversas vezes, o usuário ainda não recebe uma boa qualidade dos serviços a serem prestados. No caso da Internet, não é raro encontrar casos onde há frequentes quedas de sinal, e até podemos constatar uma velocidade oferecida muito abaixo do que fora descrito em contrato.
Para saber se pelo menos a sua Internet está com boas condições no quesito de velocidade de download e upload, mostro nesse tutorial um site bastante interessante que faz isso para você: o SpeedTest.Net (clique para visitar).
Ele é bastante intuitivo, tanto que nem necessita de muitas instruções, além de ser visualmente bastante atrativo e bastante organizado. Diferente de outros que já testei, ele é "automático", não precisando do auxílio do usuário em colocar dados para a confecção do teste. Também dou um ponto positivo para a boa oferta de servidores, que se encontra bom até no Brasil, ajudando a evitar um grande delay quando se usa servidores de locais muito distantes. Ainda há a versão disponível para dispositivos portáteis, chamada "Mobile", apresentando as mesmas funções da apresentada aqui. 
Agora, basta entrar no site e comparar se sua Internet está funcionando do jeito prometido, caso contrário exija seus direitos com a empresa! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger